Sao Paulo, 23 de Julho de 2014
Seções
Agenda de Eventos
Entrevistas
Imagens de RAIZ.
Últimas Notícias
Vídeos de RAIZ
   
Vendas
Cultura e Pensamento


 
CineBH 2007: a homenagem aos cineastas mineiros
Imprimir E-mail
Por Revista RAIZ.


A primeira Mostra CineBH 2007 quer mostrar a cara do cinema mineiro

Para inaugurar a celebração dos 110 anos de Belo Horizonte e dos 110 anos de cinema brasileiro, discutir as condições de visibilidade dessa produção e tanto exibir quanto analisar o percurso do cinematográfica brasileira e dos cineastas de Minas, a Mostra CineBH 2007 desdobra sua programação de filmes e de debates, de modo a efetuar a celebração sem abrir mão do olhar crítico. Nessa primeira versão da Mostra CineBH 2007, que acontece a partir do dia 31 de outubro e vai até 6 de novembro, cineastas mineiros serão homenageados: Geraldo Santos Pereira, Carlos Alberto Prtaes, Paulo Augusto Gomes, Helvécio Ratton, Eder Santos, Rafael Conde e Cão Guimarães.

Nos três pontos de exibição no bairro de Santa Teresa - o Cine Santa Teresa, Cine Tenda e Cine Praça - que marca a reabertura de um cinema de rua depois de quase 30 anos de seu fechamento, serão exibidos ao todo 76 filmes, sendo 27 longas-metragens, 29 curtas-metragens/médias e 19 vídeos. Entre os longas-metragens, cinco sessões de pré-estréias, o drama urbano paulistano de Lina Chamie que foi bem recebido em Cannes (A Via Láctea), um thriller psicológico estrelado por Eduardo Moskovis (Sem Controle), o retorno ao universo infanto-juvenil de Helvécio Ratton (Pequenas Estórias), o primeiro longa do paulista Ale Abreu (Garoto Cósmico) e a volta de Carlos Alberto Prates Correa após hiato nos anos 90 (Castelar e Nelson Dantas no País dos Generais), ganhador do Festival de Gramado.

A cidade de Belo Horizonte vai ser palco de acontecimentos do cinema brasileiro cuja temática central é "TRADIÇÕES E CONTRADIÇÕES DO CINEMA POPULAR" - a Mostra CineBH destina-se ao enfoque do cinema no mercado e o mercado do cinema brasileiro que assume o primeiro plano no 1º Seminário do Cinema Brasileiro: perspectivas de mercado e linguagens- pesquisadores, acadêmicos, realizadores, técnicos, produtores, distribuidoras  dão a tônica na série de discussões, que trarão a Belo Horizonte alguns dos mais relevantes protagonistas que irão debater questões cruciais de mercado, pirataria, circuito, produção descentralizada, ações paralelas, intercâmbio para o filme brasileiro.

Três das cinco mesas de seminário discutirão questões de visibilidade e circulação dos
filmes brasileiros. Uma tratará da trajetória do cinema mineira. E outra da sessão Diálogos Históricos. Tradições e Contradições do Cinema Brasileiro Popular debaterá uma linha de filmes vista por milhões de espectadores em outras décadas.

A Paralela do Circuito reunirá profissionais empenhados em iniciativas para tornar mais amplo o acesso dos brasileiros à produção audiovisual. O Mercado do Cinema e o Cinema Brasileiro no Mercado - eis a questão trará a luz dados, estratégias e limites do circuito de exibição e produção para os filmes brasileiros recentes e do futuro a curto prazo.


Serviço:
Mostra CineBH 2007
31 de outubro a 06 de novembro de 2007
Programação completa e informações: www.cinebh.com.br/cinebh