São Paulo, 01 de Novembro de 2014
Seções
Agenda de Eventos
Entrevistas
Figuras
Últimas Notícias
   
Vendas
Cultura e Pensamento


 
Aulas de Cultura Africana - SP
Imprimir E-mail
Por Revista RAIZ.
08 de março de 2009
Associação Cultural Cachuera! inicia suas atividades culturais.



A Associação Cultural Cachuera! é uma ONG  que desde de 1996 desenvolve um trabalho de pesquisa das raízes culturais brasileiras. Para 2009, os coordenadores do espaço programaram e já estão com as inscrições abertas para o Curso História e Cultura Africana e Afro-Brasileira e uma boa programação de música e músicos brasileiros.

O curso História e Cultura Africana e Afro-Brasileira é referenciado na Lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de educação básica. Voltado para educadores, estudantes universitários e interessados em geral, ele objetiva subsidiar o professor que está em sala de aula em conteúdos como as diásporas negras nos séculos XIX e XX, musicalidades afro-brasileiras, historiografia e literatura africana.

A estrutura do curso apresenta quatro módulos (O Atlântico negro – trânsitos históricos e culturais, políticas e identidades nas diásporas negras nos séculos XIX e XX;  Introdução às musicalidades afro-brasileiras; Historiografia e literatura africana e afro-brasileira e Sociedades africanas: entre as dádivas e o mercado) que podem ser cursados de forma independente; cada módulo é composto por quatro aulas, com duração total de 16 horas. As aulas acontecem aos sábados, das 9h às 13h, na sede da Cachuera! (Rua Monte Alegre, 1.094 – Perdizes – São Paulo) e iniciam-se dia 14 de março e terminam no dia 11 de julho. A inscrição, por módulo, é R$ 150,00; professores e estudantes que cursarem os quatro módulos têm desconto de 20%.

A bateria e o sertão
O trio formado por Nenê (bateria, direção, composições), Irio Júnior (piano acústico) e Alberto Luccas (contrabaixo acústico) interpreta composições de Nenê, considerado um dos melhores bateristas do Brasil. No repertório, a presença constante da influência de ritmos brasileiros como coco, maracatu, samba e partido alto.
 
O baterista Alex Buck define o trabalho de Nenê da seguinte forma: “Quem teve a oportunidade de conversar sobre música com o Nenê percebe sua busca incessante pelo novo, pelo diferente. Esse espírito inovador fez do Nenê um músico ímpar, compondo, arranjando e, especialmente, tocando bateria. Quem ouve as gravações mais antigas com Hermeto Pascoal ou as mais recentes com seu trio pode perceber que sua concepção musical está em constante transformação. A história da bateria brasileira se divide em antes e depois do Nenê, um dos músicos e compositores mais importantes em atividade no mundo”.
 
Já os músicos Joana e Jean Garfunkel apresentam O Sertão na Canção, espetáculo formado por canções inspiradas no romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, e permeadas por trechos da narração da obra. Usando essas duas linguagens de maneira conseqüente e cronológica, o roteiro permite a compreensão da saga do jagunço Riobaldo até pelo público que não teve acesso ao romance. Joana e Jean Garfunkel serão acompanhados por Natan Marques (arranjos e viola).

As canções, compostas especialmente para o espetáculo, são de autoria de Jean e Paulo Garfunkel, compositores já consagrados na MPB com canções gravadas por Elis Regina, Maria Rita e Renato Braz, entre outros.


Serviço:
Curso História e Cultura Africana e Afro-Brasileira
de 14 de março a 11 de julho - sábados das 9h às 13h
Público-alvo: educadores, estudantes universitários e interessados em geral
Associação Cultural Cachuera!
Rua Monte Alegre, 1.094 - Perdizes - São Paulo
Fone: (11) 3872-8113 e 3875-5563
mais informações pelo e-mail: ou no site www.cachuera.org.br

Shows
Nenê Trio, dia 19 de março, quinta-feira, 21h
O Sertão na Canção, dia 20de março, sexta-feira, 21h
Onde: Espaço Cachuera! - Rua Monte Alegre, 1.094 – Perdizes – São Paulo
Quanto: 20 reais (inteira) e 10 reais (meia entrada para músicos, estudantes, professores e aposentados)
Mais informações:  (11) 3872 8113 . 3875 5563 ou pelo e-mail: