São Paulo, 28 de Fevereiro de 2017
Seções
Agenda de Eventos
Entrevistas
Músicas de RAIZ.
Últimas Notícias
Músicas
   
Vendas
Cultura e Pensamento


 
Cartola para todos os gostos
Imprimir E-mail
Por Revista RAIZ.
09 de outubro de 2008
Shows e Cd prestam homenagem ao sambista Cartola



O dia 11 de outubro de 2008 marca os cem anos do nascimento, no bairro do Catete, no Rio de Janeiro, do compositor Angenor de Oliveira, o Cartola. Não há, no mundo da música, quem não reverencie o gênio do compositor da Mangueira. Para marcar a data, o Teatro FECAP apresenta um espetáculo inédito, especialmente criado para a ocasião, com o grande compositor e intérprete Elton Medeiros, amigo e parceiro de Cartola em sambas antológicos. Cartola 100 Anos – O Centenário de um Mestre terá três apresentações nos dias 10, 11 e 12 de outubro, no Teatro FECAP.

No elenco, além de Elton Medeiros, as pastoras As Damas do Samba, o Quinteto Afonso Machado e as participações especialíssimas de Paulinho da Viola (no dia 10), o cantor Zé Renato (no dia 11), a cantora Márcia e o violonista Théo de Barros (no dia 12) e o percussionista Paulino Dias (nas três apresentações). O espetáculo tem roteiro de Elton Medeiros e Afonso Machado, direção musical e arranjos de Afonso Machado e produção executiva de Alexandre Raine. Cartola recebe homenagens em Santos, SP, num show dedicado ao sambista e o lançamento do CD Cartola para todos

A cada uma das três noites, convidados muito especiais
Na sexta, dia 10, Paulinho da Viola, um parceiro de sempre, que estava junto com Elton nos primeiros momentos do lendário Zicartola, ponto de encontro de música e gastronomia, criado por Cartola e Dona Zica e que fez história nos anos 60 e onde Paulinho fez sua estréia como músico profissional.

No sábado, 11 de outubro, Elton recebe o cantor Zé Renato, com quem em abril de 2003 dividiu o palco do Sesc Pompéia com o show "Uma Noite no Zicartola", comemorando exatamente os seus quarenta anos de fundação. A história, as histórias e os sambas imortais dos grandes compositores que freqüentaram a casa de Zica e Cartola, na Rua da Carioca, 53, nos anos 60.

No domingo, 12, às 19 horas, é dedicada à relação muito especial de Cartola com a cidade de São Paulo, com a cantora Márcia e o violonista Théo de Barros. O compositor da Mangueira sempre manifestou declarado amor à nossa cidade e foi correspondido. Há exatos dez anos, o Sesc São Paulo realizou a mais bela homenagem aos seus 90 anos. Elton reuniu-se à cantora Márcia e a um grupo de músicos paulistas e cariocas, com arranjos e regências do violonista Theo de Barros e com produção de J.C. Botezzelli, o Pelão, para realizar o espetáculo "Cartola, noventa anos", que virou cd, que será relançado brevemente.
 

Cartola em Santos, SP
Voltando os olhos para o passado, no Sábado (dia 11) Santos terá show dos ‘Demônios da Garoa’, dentro do Projeto ‘Chorinho no Aquário’ e, na Sexta, ‘Tributo a Cartola’, no Projeto ‘Música na XV’.
o Projeto ‘Música na XV’ promove tributo ao músico, considerado um dos maiores sambistas da história brasileira. A apresentação, que contará com músicos da região, será Sexta-feira (dia 10), a partir das 19h, no Centro Histórico, na esquina da Rua XV de Novembro, com a Rua do Comércio.
No palco, Marcos Canduta (violão), Débora Gozzoli (flauta), Ricardo Teixeira (bateria), Agnaldo (contrabaixo) e os cantores Wellington Lima, Débora Tarquínio e Viviane Davoglio interpretarão obras como ‘As Rosas Não Falam’, ‘Acontece’, ‘O Mundo É um Moinho’, ‘Corra e Olhe o Céu’, ‘O Sol Nascerá’, ‘Tive Sim’ entre outras.

Relendo Cartola
O CD Cartola para todos gravado ao longo de 10 anos celebra o centenário de nascimento do genial compositor. Treze clássicos do mestre da Mangueira em interpretações inéditas de 36 artistas: Paulo Moura, Marcos Suzano, Toninho Ferragutti, Wanda Sá, Zeca Assumpção, Enok Virgulino, Tobias da Vai-Vai, Mario Manga e Tony Gordon, entre outros. Para o músico e produtor Álvaro Fernando “o resultado destes 10 anos de livre criar é o cd Cartola Para Todos, cuja sonoridade plena de nuances e carinhos, com ritmos que vão do samba ao pop”. Outra agradável surpresa é o depoimento de Cartola. Gravado no Estudio Eldorado em 1979 por José Luiz Costa e Aluisio Falcão, o sambista fala de seu cotidiano e dá uma canja com a música Alegria.

O cd Cartola Para Todos, com arranjos que lembram muito o som dos sambas de Adoniran Barbosa, poderá ser adquirido nas boas lojas do ramo a partir de 11 de outubro, data do centenário de nascimento de Cartola.


Serviço:

CARTOLA 100 ANOS – CENTENÁRIO DE UM MESTRE  no TEATRO FECAP
De 10, 11 e 12 de outubro, sexta e sábado, 21h, e domingo, 19h.
Av. Liberdade, 532, Liberdade – São Paulo
Quanto: 60 reais e 30 reais
Site oficial do Teatro FECAP: www.fecap.br
Central de Ingressos: (11) 3188.4149. De segunda a domingo das 9h às 21h.

CD Cartola Para Todos
Criado e produzido por Alvaro Fernando
Selo MCD
Quanto: 32 reais

‘Tributo a Cartola’, no Projeto ‘Música na XV’
Dia 10 de outubro, sexta-feira, a partir das 19h
Centro Histórico de Santos, na esquina da Rua XV de Novembro, com a Rua do Comércio, Santos, SP.
Entrada gratuita